Valéria Bolsonaro recebeu o convite da Ministra Damares Alves para liderar a formação dessas Frentes nos municípios do Estado de São Paulo e conseguiu com que mais de 100 municípios abraçassem a causa. Segundo a Deputada, os trabalhos só estão começando.
A Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, recebeu nesta segunda-feira, dia 13, na Red Eventos, em Jaguariúna, autoridades federais, estaduais e municipais em um evento que marcou a implantação da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras nos Municípios do Estado de São Paulo. Mais de 100 cidades abraçaram a causa em favor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, sendo este, o resultado de um trabalho liderado por Valéria.
Há alguns meses, a Deputada e sua equipe têm visitado cidades por todo o Estado, a pedido da Ministra de Estado da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, com o objetivo de descentralizar a Frente Parlamentar que trabalha em favor da inclusão, para levar resultados efetivos onde realmente estão as necessidades: nos municípios.
“Após meses intensos de trabalho e visitas, hoje na Red Eventos Jaguariúna, realizamos o evento que marca esse pontapé inicial das Frentes Municipais. São mais 100 cidades com Frentes Parlamentares implantadas ou com o projeto em andamento. Certamente seremos muito mais e em breve poderemos registrar o quanto os municípios avançaram e o quanto as pessoas com deficiência foram beneficiadas com mais essa iniciativa do Governo Federal em parceria conosco,” ressaltou a Deputada.
Estiveram presentes na cerimônia além de prefeitos, vereadores e líderes de instituições. O Ministro Substituto da Ciência e Tecnologia, Sérgio Freitas, que representou o Ministro Marcos Pontes, a Deputada Federal e vice- presidente da Frente Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Zambelli, o Deputado Federal General Peternelli, o vereador de São Bernardo do Campo, Paulo Eduardo Lopes, conhecido como Paulo Chuchu, que na oportunidade representou todos os parlamentares presentes nas Frentes, o Deputado Federal, Paulo Freire, também grande parceiro nesta causa junto à Deputada Valéria, o Diretor de Ciências Médicas da Unicamp, Luis Carlos Zeferino, que falou sobre o trabalho realizado para atender e formar pessoas especializadas para cuidar de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar, o Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, e a Ministra Damares, que com muita sensibilidade deixou em seu discurso a lição de casa para prefeitos, parlamentares e para todos aqueles que têm trabalhado por mais inclusão no Estado de São Paulo.
Diversas apresentações musicais abrilhantaram o evento, dentre elas Kátia Franco, vencedora do Shadon Brasil, do Programa Raul Gil, o grupo de Lindóia e o grupo teatral e musical da APAE de Campo Limpo Paulista, “Grupão”.
Hoje já são 40 milhões de pessoas no Brasil que têm algum tipo de Deficiência. A Ministra Damares falou da importância dos municípios trabalharem nos detalhes e fazerem a sua parte.
“Acho que São Paulo vai ser o primeiro estado do Brasil que vai ter pelo menos um vereador cuidando desse desafio em todos os municípios. A gente precisa que essa política continue, que vocês vereadores continuem e que essa onda se espalhe para todo o Brasil”, afirmou Damares.
A Coordenadora das Frentes no Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro reiterou que o trabalho só está começando, mas que mesmo no início já demonstra um grande salto em relação a um passado próximo.
“Nossa primeira dama, Michelle Bolsonaro mostrou no primeiro dia deste governo, em seu discurso feito em Libras, que as pessoas com Deficiência teriam muito mais oportunidade e respeito a partir de então. E é isto que está acontecendo em nosso Brasil. Nós precisamos progredir sempre e é por isso que tenho um pedido especial hoje aos nossos prefeitos e vereadores: Ajude-nos a continuarmos trabalhando por um Brasil cada vez mais humano, com mais oportunidades e inclusão,” finalizou.
Construção de Centro de Atendimento para o Autismo
As obras do Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo (PRATEA) avançam em ritmo acelerado e o novo centro de atendimento deve ser inaugurado ainda este ano na Unicamp, em Campinas. Financiado com recursos de emendas parlamentares no valor de quase dois milhões de reais – lideradas pela Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, e pelo Deputado Federal, Paulo Freire.
O PRATEA será uma referência no interior paulista na capacitação de professores e educadores para identificar e educar as crianças autistas, ajudando os profissionais de Saúde no diagnóstico e tratamento do TEA e também para os pais interagirem adequadamente com as necessidades das crianças.
“Minha história passa pelos corredores e salas da Unicamp. Sei de tudo o que esse local representa e sua importância para tanta gente. Hoje estou muito feliz em poder ajudar com mais uma sementinha, buscando recursos para esse projeto tão relevante. É necessário que haja disseminação de informações que facilitem aos familiares, educadores e profissionais da saúde no auxílio à percepção precoce de sinais do TEA. Agradeço ao Deputado Paulo Freire pelo enorme empenho e ajuda, além, claro, da Unicamp, que mais uma vez se prova o lugar certo para ajudar quem tanto precisa”, afirmou.