Com muita honra presidi ontem, 02, a pedido do vereador professor Alberto, do PL, uma reunião sobre a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares, em especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Maia Rocha Brito, no Jardim São Domingos, em Campinas, onde pude esclarecer a todos os presentes o modelo a ser adotado e os benefícios que poderão ser conquistados para a comunidade caso a escola aceite a proposta.
A reunião ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores Professor Alberto, Tenente Santini, Antônio Flores, Jorge da Farmácia, Campos Filho e Carmo Luis.
Se a comunidade aprovar, a escola receberá 20 militares da reserva, que atuarão no contra-turno e na gestão escolar. Será uma ajuda extra. Os militares acompanharão o trabalho e ajudarão tanto na parte administrativa quanto no resgate do civismo.
Os militares atuarão na disciplina dos alunos, no fortalecimento de valores éticos e morais, e na área administrativa, no aprimoramento da infraestrutura e organização da escola e dos estudantes.
Importante ressaltar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação será respeitada e os professores serão mantidos nas respectivas atribuições. Eles não serão afetados em absolutamente nada. Eles vão continuar com as suas atribuições, com o projeto pedagógico. Melhorias serão garantidas sem nenhum prejuízo aos profissionais, muito pelo contrário, com benefícios importantes à Educação das crianças.
A decisão colegiada que aconteceria na quinta feira para decisão e votação, acontecerá agora em outra data, a qual será divulgada em detalhes. Mas estou otimista, muitas pessoas saíram dessa reunião convencidas de que a comunidade escolar só tem a ganhar aderindo ao programa.